Histórico - Igreja Cristã Evangélica de Angola

História da existência

Todas as coisas têm sua origem e explicação. Na linguagem científica chama-se “História da existência”.

Esta é, pois a Historia do surgimento da Igreja Cristã Evangélica de Angola ( I.C.E.A) . Em 1964, a então Igreja Evangélica “Pentecostal” sita na rua Lopes de Lima foi dissolvida, e confiscado pelo Governo Português todo o seu Património, devido aos conflitos que opuseram frente a frente a Senhora Joaquina Maria Fonseca Martins e o Pastor da Igreja, Sr. Luís Campos de Aço. Em Junho de 1965, sob a sábia e competente liderança dos Anciãos e do Pastor Luis Campos de Aço, ladeado por 22 outros Portugueses, fundaram a Igreja Cristã Evangélica de Luanda, com o objectivo de manter sua fé e de suas famílias. 

Entretanto, liderou a Igreja o Pastor José Joaquim Marquês da Silva, que viria a deixar o País, na sequência da perturbações sociais que precederam a Independência de Angola aos 11 de Novembro de 1975. 

A Partir de 1976 os poucos nacionais existentes na época, começaram a organizar-se, e vale aqui mencionar a valiosa ajuda da Igreja Evangélica do Sudoeste de Angola ( I.E.S. A), sob a douta orientação do Rev.- Eliseu Simeão, Cujo apoio moral não esmorecemos. O Dinamismo empreendido e a visão da Obra, levou a Assembleia geral de 1978, excluir da nomenclatura a expressão “Luanda” que lhe dava a conotação de ser uma Igreja Local, e passou a chamar-se Igreja Cristã Evangélica ( I.C.E) .

No entanto, era imprescindível a atenção para a formação de obreiros e equipar a liderança com conhecimentos teológicos, sem os quais, a ordem e dogmatismo doutrinários jamais se fariam sentir. Por essa razão em 1979 foi formado o primeiro Pastor Angolano, o Sr Carlos João e Dona Julieta Canoeira João. Porem, a Igreja precisava definir-se geograficamente e, hoje, é chamada IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE ANGOLA ( ICEA), reconhecida na República de Angola sob o Decreto Executivo nº 12/92 do Ministério da Justiça, publicado no Diário da República nº 7,I Serie de 14 de Fevereiro de 1992, registo nº 8 da Conservatória dos Registos Centrais, dando-lhe assim a personalidade Jurídica. 

A história da Igreja Cristã Evangélica de Angola (ICEA), continuará a ser escrita ao longo do percurso da sua existência, a medida em que se vai inserindo na sociedade e no mundo.